26 de junho de 2018

Mary e os Monstros Marinhos

Foto: Tuca Fanchin

De família pobre e sem educação formal, Mary Anning começou a trabalhar com apenas 12 anos, sobreviveu a tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas científicas. Ela estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e, assim, foi capaz de remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros). Sua história, até então difundida apenas no meio acadêmico, ganhará os palcos no espetáculo infantil "Mary e Os Monstros Marinhos", da Companhia Delas de Teatro, que estreia no dia 30 de junho no Sesc Pompeia.
Nosso imaginário coletivo reflete e reforça a presença feminina quase inexistente na ciência. Mas a peça dá à homenageada o êxito que lhe foi conferido pós-morte, mostrando aos espectadores a importância de seu legado para as gerações posteriores e o reconhecimento nos meios acadêmicos de que suas descobertas constituem alguns dos achados geológicos mais essenciais para conhecermos a história da Terra.
O espetáculo fala sobre o universo maravilhoso da ciência e da pré-história. Dirigido por Rhena de Faria, a peça conta a história de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século 19. Mary sobreviveu a tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas. Sua vida reúne uma série de peripécias digna de um conto de fadas. Mas nessa fábula, a princesa é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação!
Com muita poesia e diversão, o espetáculo fala diretamente com meninos e meninas que estão prestes a construir o futuro, incentivando-os a sonhar com novas descobertas e novos mundos de infinitas possibilidades.
O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 93 - São Paulo. As apresentações acontecem até o dia 29 de julho, aos sábados, domingos e feriados, às 12h. Haverá sessão no dia 9. Por conta da Copa do Mundo, a peça terá as sessões dos dias 7 e 14, adiada para 13h, e a do dia 15 adiantada para 11h. Nos dias 28 e 29 de julho haverá audiodescrição e tradução em LIBRAS.