A Tykhe – Associação de Psicanálise promove, no dia 14 de novembro, às 10h, encontro online com o psicanalista Mauro Mendes Dias, autor do livro "O Discurso da Estupidez", lançado recentemente pela Editora Iluminuras.
O evento - que acontece pela plataforma Zoom, tendo Marta Marciano na coordenação de mesa - é grátis e aberto a qualquer pessoa interessada. A inscrição deve ser feita pelo e-mail tykhepsicanalise@gmail.com, informando nome completo e telefone.
O livro "O Discurso da Estupidez" surgiu como efeito do trabalho de pesquisa que o autor vem realizando, há alguns anos, sobre a voz na psicanálise, levado adiante no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanalise, do qual é diretor. A pesquisa o levou a autores que falam sobre a estupidez, na qual ele reconhece uma nova modalidade de fascismo que se vale de meios antipolíticos para atingir propósitos, tendo o ódio como principal agente de destruição. “O discurso da estupidez vai contra qualquer avanço político, tocando a parte mais animal do homem. Encontra-se diretamente ligado à possibilidade de viver o ódio, seja a pessoa de direita ou de esquerda, para mudar a realidade a partir da destruição do que é instituído. O sentimento de ódio é a paixão mais primitiva que nos constitui como humanos”, acompanhando Freud, afirma o autor.