12 de novembro de 2020

Bertoleza

 

Foto: Marcelo Martin

O musical "Bertoleza" faz três apresentações presenciais no Teatro Arthur Azevedo nos dias 13, 20 e 27 de novembro às 21h, celebrando o Mês da Consciência Negra. A peça também será transmitida online por meio das redes sociais do grupo (Facebook @gargarejociateatral e Instagram @gargarejocia).

Para garantir a segurança da equipe e dos espectadores, o teatro vai seguir as orientações das autoridades sanitárias. Por isso, a capacidade de público foi reduzida para 50 pessoas. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no espaço. 

Os ingressos são gratuitos e para reserva-los é preciso preencher um formulário disponível sempre nas segundas-feiras anteriores às apresentações nas redes sociais do grupo (Facebook @gargarejociateatral e Instagram @gargarejocia).

Na trama, o oportunista Romão propõe uma sociedade à escrava Bertoleza, prometendo comprar a alforria dela. Eles começam uma nova vida juntos e constroem um pequeno patrimônio formado por um enorme cortiço, um armazém e uma pedreira. 

Depois de acumular capital considerável, o ambicioso João Romão já não sabe mais como se tornar mais rico e poderoso. Envenenado pelo invejoso Botelho, ele decide se casar com Zulmira, a filha de Miranda, um negociante português recentemente agraciado com o título de barão. Mas, para isso, precisa se livrar da amante Bertoleza, que trabalha de sol a sol para lutar pelo patrimônio que eles construíram juntos.