23 de março de 2020

Moscou para principiantes

Foto: Magon

A atriz, dramaturga e diretora Aline Filócomo apresenta duas leituras cênicas de seu novo texto, "Moscou para principiantes", na Oficina Cultural Oswald de Andrade, nos dias 23 e 24 de março, às 20h. A peça tem elenco formado por Fernanda Stefanski, Natacha Dias e Rita Grillo e é produzida por Aura Cunha.
O texto, que transita entre a ficção e a não-ficção, surgiu da transcrição poética de conversas estabelecidas entre as artistas a partir de temas presentes em “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov e, do registro de encontros entre a dramaturga e um grupo de mulheres da melhor idade. A ideia é criar uma reflexão sobre os sentidos atuais do trabalho pela ótica da mulher, relacionando esse tema com questões como o “desejo e a capacidade de criação” e “o impulso de concretização de outras realidades possíveis”.
A peça tangencia discussões importantes do atual momento político brasileiro, quando é colocado em pauta o fim das seguranças trabalhistas e previdenciárias. Desse modo, cada vez mais a existência é estritamente associada à capacidade humana de produzir: o tempo é transformado em matéria consumível, e o ataque generalizado à arte e à cultura anulam o direito à criação e contemplação.