27 de março de 2020

Caos

Foto: Andréa Rocha e Guga Melgar

Impasses e surpresas que todos estão sujeitos a vivenciar no dia a dia na cidade do Rio de janeiro estão reunidos no espetáculo “Caos”, de Rita Fischer, que chega à sua sétima temporada, com reestreia marcada para dia 07 de abril, no Teatro Viga. A montagem, que estreou em março de 2018 e já acumula uma turnê de três meses pela Europa, estará em cartaz todas as terças de abril e maio, às 21h.

A montagem é uma reunião de contos e crônicas, que a atriz e idealizadora do projeto escreveu ao longo dos últimos anos. Interferências, desconfortos, possíveis perdas, maus tratos, indiferenças, acidentes e desvios da cidade caos. Foram todos vividos e experenciados por ela. 

Com direção de Thiago Bomilcar Braga, a peça cumpriu recentemente temporada no Espaço Parlapatões e passou, em 2019, por Portugal, com apresentações nas cidades de Lisboa, Porto e Braga. "Caos" convida o espectador a fazer parte do universo autobiográfico de Rita e suas observações sobre os choques urbanos e seus desdobramentos éticos. Também no elenco, Rita Fischer divide o palco com a atriz Maria Carol, que empresta sua visão de mundo para movimentar o tráfego e acentuar ainda mais o caos da autora. Ao todo são quinze contos encenados, abordando desde as mazelas sociais ao vício de postar fotos nas redes sociais, passando por sentimentos pessoais da própria autora. 

“Achamos de suma importância realizar este espetáculo porque não sou somente eu que vivencio o caos no dia a dia. Estamos literalmente largados numa cidade que já foi maravilhosa e agora é habitada e governada pelo descaso e negligência em quase todas as esferas. E tomando como ponto de partida que o teatro pode ser um grande “agente transformador” para pensarmos e criarmos um mundo melhor, nada mais atual e pertinente do que falar sobre o Rio de janeiro de uma forma bem humorada, reflexiva, crítica, e atual” propõe Rita Fischer.