24 de julho de 2009

BySTRESS



Pense em uma pessoa “figura”, agora multiplique uma energia gostosa recheada de muita risada. BySTRESS é o nome artístico do português Vitor Manuel da Costa Oliveira que com apenas 31 anos e muita criatividade deixa marca em grandes eventos com suas performances pra lá de inventivas por todo o mundo. Com o conceito cultural de “no STRESS BySTRESS”, Vitor já criou mais de cinqüenta performances, mas teve que reduzir para não mais do que quinze por conta do registro de marcas e patentes. Todas as suas apresentações são criadas com base no uso de três elementos: ar, água e fogo. “Todos cativantemente envolvidos de se ver, pois são usados de forma sútil e harmoniosa”, confessa o artista. Mas este não é o único talento de BySTRESS, ele também ler mãos. Abaixo um bate-papo bem descontraído sobre o seu trabalho.

- Quem cria os personagens e como é esta criação?
Eu mesmo crio com muita fantasia, café e música ...mas muita cafeína mesmo... Através de um tour corro meio mundo, e esse multiculturalismo encontro nas lojas locais. Por vezes quando entro nessas lojas, as pessoas pensam que me enganei ou que esteja a procura de indicações, mas encontro materiais novos que uso na criação de novas performances. Como eu olho para as coisas de uma forma diferente, visualizo o pormenor e a qualidade. Trata-se de metamorfoses ou até num sentido mais poético uma “Fénix Renascida”. A busca de novas texturas, brilhos, materiais é um exercício contínuo.

- Quais os personagens mais fáceis e os mais difíceis de fazer?
Hi Tech é o mais complicado e Snowman é o mais fácil. Mas os que causam mais impacto por onde passa são Oxygenitrogen e Snowman.

- Algum segredo de maquilagem?
Perguntei o mesmo ao David Copperfield.

- Qual foi o primeiro personagem que criou?
Wow, bom, foi Firestarter.

- Onde você já apresentou?
Melhor onde não em apresentei… em anúncio publicitário (risos). Já percorri todos os continentes, só a energia e alegria das pessoas fazem o nosso coração transbordar de alegria.

- Onde foi a sua primeira apresentação?
Foi em 93 no Pacha de Ofir…imagine era tão, tão… ui sei lá…fofinho (risos).

- Onde foi à última?
Última não há…. Nunca parei e nunca vou parar (risos)… eu entendi... Bom foi no Pacha Ofir. Abertura de Verão. Agora, a próxima será em Taipei, Taiwan.

- Qual foi o lugar que você mais gostou de se apresentar e por quê?
Ana não é fácil, pois estive com Marie Carey em Moscovo num evento privado, no Burj Al Arab no Dubai e no segundo maior edifício do mundo seguido do Pentágono. Bom, há momentos que nos marcam claro, mas devo dizer que além destes foi mesmo estar a trabalhar para 190 mil pessoas na Coruna, Espanha no Xacobeo Festival.

- Quantas apresentações você já fez no Brasil?
Quatro, mas tudo indica que vá fazer um tour em todo o Brasil para uma brand muito conhecida. Secret bem 50% secret.

- Quais são os planos agora?
Em setembro vou lançar a minha nova performance – Humaled. É algo direcionado pras novas tecnologias e também para as brand. Criei e tenho uma agência de performers em nível mundial e sou responsável pelo booking e projeção destes no mercado internacional (para quem quiser saber mais acesse http://www.mixup.pt/). Tenho todos os fins de semana artistas, desde a Korea a República Dominicana, ou seja, todos os performers numa só agência isso é fantástico, pois assim conseguiremos abrir muito mais portas de mercado que anteriormente onde existia competitividade.

BySTRESS tem, em seu portifólio, as seguinte performances: Butterfly, Cubicx, Dream Ballon, Fire Starter, Flower, Hi Tech, Leaf, Merlyn, Oxygenitron, Plasmatronic, Snowman, Sun, White Dream e agora a Humaled. Se você quiser dá uma espiada, poderá acessar os endereços abaixo:
http://www.bystress.com/
www.youtube.com/bystress
www.myspace.com/bystress
http://twitter.com/BySTRESS