15 de outubro de 2021

As Conchambranças de Quaderna

Foto: Erik Almeida

Com direção de Fernando Neves, "As Conchambranças de Quaderna", obra de Ariano Suassuna, ganha sua primeira montagem paulistana. O espetáculo estreia no dia 18 de outubro às 19h no Teatro Sérgio Cardoso (Sala Pascoal Carlos Magno).

 

Na temporada presencial os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). A transmissão online é gratuita pela plataforma Sympla Streaming (mais informações no serviço).

 

A montagem traz o universo fantástico de uma farsa de circo sertaneja com pitadas de pura realidade cômica. Neste espetáculo, Suassuna transporta para o palco o personagem Pedro Dinis Quaderna, de seu Romance d’A Pedra do Reino, lançado em de outubro de 1971, em Recife, um ano após o lançamento do Movimento Armorial. Portanto, Quaderna completa 50 anos junto ao lançamento do espetáculo. Trata-se de uma comédia de caráter popular e de diálogo direto que une a estética sertaneja, inspirada no romanceiro nordestino do trovador ibérico ao circo-teatro, que tanto fascinava Ariano, para apresentar os imbróglios de Quaderna.


“Conchambrança” é uma corruptela de “conchamblança”, que significa conchavo, combinação. Foi na forma de “conchambrança” que Suassuna ouviu a palavra pela primeira vez, no sertão da Paraíba (Carlos Newton Jr). Forma que se ajusta perfeitamente ao universo da peça, uma vez que o protagonista Quaderna (interpretado pelo pernambucano Jorge de Paula) conta suas lembranças em narrativa direta.


A temporada do espetáculo segue até o dia 11 de novembro. Segunda a quinta, às 19h.