10 de agosto de 2021

Encontros à Deriva: Retrospectiva Hong Sang-Soo

 

Foto: Divulgação

Mesmo com o eventual crescimento das ferramentas de acesso a produções cinematográficas de todo o mundo – por meio das plataformas de streaming e também pela abertura do circuito comercial a linguagens mais distantes do “modo hollywoodiano” –, inúmeras obras de qualidade acabam por ficar de fora do circuito comercial convencional. A filmografia do sul-coreano Hong Sang-Soo encaixa-se neste contexto diante do público brasileiro, mesmo tendo ele sido premiado sucessivas vezes como diretor e roteirista em alguns dos principais festivais da indústria cinematográfica, como Cannes e Berlim. Com a mostra ‘Encontros à Deriva: Retrospectiva Hong Sang-Soo’, no CCBB-SP, pela primeira vez os cinéfilos brasileiros poderão conhecer todo o portfólio de longas do cineasta por meio de exibições entre os dias 11/8 e 06/9. Complementarmente também está prevista a realização de um debate online no dia 18/08 com os especialistas Mariana Baltar e Pedro Maciel Guimarães.    

 

Sang-Soo é reconhecido pela crítica mundial como um dos mais importantes e prolíficos realizadores em atividade. Neste aspecto, a curadora Isabel Veiga destaca internacionalização do seu trabalho, com a presença massiva de seus filmes nos principais festivais do mundo e na sua relação com a França. “Após rodar ‘Noite e Dia’ (2008) em Paris, quatro anos depois, em 2012, Hong Sang-soo convidou a consagrada atriz Isabelle Huppert para protagonizar ‘A Visitante Francesa’ em terras coreanas. Neste filme, ela dá vida a uma mesma personagem em três variações de histórias similares, porém independentes, estabelecendo uma forma do filme repartido, tão marcante no estilo de Hong".  


Veja programação completa da mostra no site https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/cultura/ccbb#/ e no Instagram @ccbbsp.