1 de março de 2018

O Rio

Foto: Ligia Jardim

Do dramaturgo e roteirista inglês Jez Butterworth, a peça "O Rio" reestreia no Teatro Paulo Eiró para temporada de 2 a 24 de março. Memória e desejo conduzem as ações do personagem principal de "O Rio, o Homem - um solitário recluso", que esconde uma profunda tristeza, e que escolheu depositar todas as suas emoções em uma atividade de lazer que considera sublime: pescar trutas. Longe de ser um hino à natureza, "O Rio" retrata a solidão enraizada de um homem que subordinou sua busca pelo amor perfeito ao ritual da pesca. A cada nova namorada, o Homem compartilha com elas seu hobbie predileto.

É nesta atmosfera de suspense que a trama se desenvolve de forma não-linear, com forte entonação psicodramática, embora fique a cargo do espectador desvendar o caráter de cada personagem e se está diante de uma história de realidade fantástica, de suspense gótico ou de uma parábola.

Foram cinco anos o tempo do momento em que Virginia entrou em contato com o texto até conseguir realizar a produção. “Desde 2012 tenho vontade de mostrar ao público o trabalho deste dramaturgo contemporâneo bastante reconhecido e pouco montado no Brasil. Jezz Butterworth escreveu uma peça peculiar sobre a arte de pescar, sobre o tempo, o amor e nossa eterna busca pelo inefável. Aquilo que nos faz tremer os joelhos”, diz Virginia que além de atuar, produz o espetáculo.

"O Rio" estreou em Londres, em 2012, com grande sucesso de crítica e público. Em 2014, fez temporada em Nova Iorque, tendo o ator Hugh Jackman como protagonista. No Brasil, dois de seus textos foram encenados; "Mojo" e "Tudo está desaparecendo". "O Rio" é o terceiro texto do dramaturgo que ganha montagem inédita no país.

O Teatro Paulo Eiró fica na Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro - SP. O espetáculo acontece todas às sextas e sábados, às 21h. Domingo, às 19h.