27 de setembro de 2009

Eva Saks



A americana Eva Saks pode até estar orgulhosa de sua trilogia de 35mm, que celebra o fatidico pós 11 de setembro que aconteceu em New York: Colorforms, Confection e Date. Mas o seu entusiasmo tem sido também alvo de crítica e não é para menos, fazer bons filmes artisticos e com apelo emocional, nem sempre encantam ou tocam o coração. O risco é cair no too much. Eva que também dirigiu e escreveu Valentine's Day (como já disse aqui e repito sobre este curta, para mim, foi uma surpresa o seu final além de uma extrema sensibilidade e simplicidade que nos pega de calça curta).

Mas voltando ao assunto em questão, vamos dar uma sapiada em seus premiados curtas e então vocês podem tirar suas próprias conclusões. Eu já tenho as minhas... Colorforms é dos três o mais interessante. Interessante no visual e no roteiro pra lá de criativo. Ele é simples, mas seduz o espectador. Aqui, infelizmente sem audio pois não foi autorizado pela WMG.





Em Confection o apelo visual até que nos convida a assistir o curta, mas ele acaba se tornando um pouco óbvio demais quando vemos o mendigo. Não surpreende.




A proposta de Date até que seria boa se não fosse a intenção do diálogo nos gestuais dos atores. Hum! Hum!..como conversação, simplesmente, mais do que força a barra. Talvez por isso não emocione tanto...