A película brasileira "Como os nossos pais" (2017) já nos convida a adentrar ao drama familiar logo na primeira cena com um belo almoço e uma chuva repentina. Conflitos pré-estabelecidos, crescentes e contínuos desde o princípio, bem como direção assertiva trazem a narrativa orgânica e estruturada por toda a obra. Além desses elementos, não podemos deixar de notar as excelentes interpretações de Maria Ribeiro e Clarisse Abujamra. Os diálogos são notáveis, há de se observar em detalhes.
Na trama, Rosa (Maria Ribeiro) é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que tem que desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de confrontos.
O brasileiro foi um grande vencedor do Festival de Gramado 2017, levando 6 Kikitos, incluindo o de melhor filme. Como curiosidade, participou do Festival de Vitória 2017 e foi exibido em outros dez países: França, Grécia, Bélgica, Luxemburgo, Turquia, Suíça, Polônia, Holanda, Tailândia e Espanha. A produção brasileira também foi elogiada durante o Festival de Berlim. Confira o trailer, se anime e prestigie o cinema nacional!