3 de fevereiro de 2020

Panorama Truks

Foto: Divulgação

Panorama Truks é uma mostra de teatro infantil que reúne cinco espetáculos de manipulação de bonecos e teatro de objetos do repertório da Cia. Truks, entre os dias 1º de fevereiro e 8 de março de 2020, no Teatro Viradalata.

A cada semana, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas, a trupe entra em cena com uma montagem diferente: Sonhatório (dias 1 e 2/2); O Senhor dos Sonhos (dias 8 e 9/2); A Bruxinha (dias 15 e 16/2); Isso É Coisa de Criança (dias 29/2 e 1/3) e Zoo-Ilógico (dias 7 e 8/3). 

A história da companhia, iniciada em 1990, traça um panorama sobre as particularidades da infância. Seu trabalho de pesquisa é totalmente investido na observação da criança, sendo cada espetáculo um olhar ampliado sobre o que foi observado em seu mundo real e imaginário. “Temos como missão no teatro respeitar a criança, respeitar o universo infantil, ampliando e potencializando ao máximo suas fantasias com ideias e provocações lúdicas. E, por meio da técnica, levamos isto para cena em busca do encantamento e da identificação dos espectadores, tanto os pequenos quanto os adultos”, comenta Henrique Sitchin.

Em "Zoo-Ilógico" (foto), dois amigos vão fazer um piquenique no zoológico.  Ao encontrarem o parque fechado eles não se intimidam em inventar, com muita criatividade, o seu zoológico particular. Bichos são feitos de pratos, panos, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. As criaturas - nada comuns  - vivem situações cômicas ou poéticas, e está criado o Zôo-ilógico, possível na imaginação de todos. E aberto, sempre.