17 de janeiro de 2020

O que mantém um homem vivo?

Foto: Luísa Bonin

"O que mantém um homem vivo?"  leva ao público as contundentes reflexões de Brecht sobre a natureza do homem e suas contradições sociais. A peça estreou mais uma temporada no TUSP.

Dirigida por Borghi, que agora divide a cena com Elcio Nogueira Seixas e Georgette Fadel, a peça se impõe como voz crítica e ato de resistência lúcida e criativa diante de um quadro preocupante de ataques aos valores democráticos, ameaça de retrocessos no campo dos direitos humanos e das liberdades civis. O roteiro original da peça foi datilografado em uma antiga Olivetti por Renato Borghi e Esther Góes durante o período mais sombrio dos anos de chumbo. 

Permeado pelo humor mordaz do dramaturgo alemão e pelas músicas de Kurt Weill, Hanns Eisler, Paul Dessau e Jards Macalé, os três atores se alternam em mais de vinte personagens sem sair do tablado. O roteiro se divide em quatro unidades que tratam de valores fundamentais da humanidade: Bondade, Ciência, Justiça e Amor. A peça conta ainda com um prólogo, um entreato musical e um epílogo, todos abordando temas de discussão emergencial nos dias de hoje: igualdade, liberdade, identidade, solidariedade, educação, entre outros. Como sobreviver e manter sua humanidade em tempos de miséria, desalento, intolerância, censura, repressão e violência? O que mantém um homem vivo? A pergunta-título da peça é o desafio que Bertolt Brecht propõe ao público através deste espetáculo.

A peça segue em cartaz até o dia 16/02, de quinta a sábado às 20h30 e domingos às 18h30 no TUSP ( Teatro da USP - Rua Maria Antônia 294).