14 de janeiro de 2020

1º FestFérias

Foto: Divulgação

A primeira edição do FestFéria conta com seis espetáculos teatrais e uma oficina para as crianças. A mostra acontece no Teatro Commune (na rua da Consolação, 1218) até o dia 2 de fevereiro, com atrações de terça a domingo.
Inspirado na obra-prima de Ariano Suassuna, “O Autinho da Compadecida” abriu a programação da mostra e será apresentado sempre aos domingos, às 15h. Outra atração da mostra é a contação de histórias “The Cat in The Hat” (foto), de Luccas Garcia, apresentada completamente em inglês às quartas-feiras. Confira abaixo a programação completa:
O Autinho da Compadecida, com direção de Ronaldo Saad
Quando: domingos - 19 e 26/1, e, 2/2, às 15h
Sinopse: Inspirada na obra "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, essa adaptação foi feita especialmente para crianças e adolescentes!  Uma obra pra lá de arretada que mostra tanto um retrato do sertão nordestino desse nosso Brasil quanto as peripécias da dupla João Grilo e Chicó na cidade de Taperoá! Venham que as risadas estão garantidas.

Sukata, o Musical, com direção de Alexia Annes
Quando: terças-feiras – 14, 21 e 28/1, às 15h
Sinopse: Suzana, Katarina e Tânia estão unidas por um sonho, em busca de um mundo melhor! Elas iniciam um trabalho de reciclagem e uma aventura repleta de desafios. O espetáculo mescla música, dança e muito conhecimento.

The Cat in The Hat, de Luccas Garcia (contação de histórias em inglês)
Quando: quartas-feiras – 15, 22 e 29/1, às 15h
Sinopse: Com uma cartola vermelha e branca, o Gato com seu jeito engraçado irá contar uma história hilária em inglês de dois irmãos muito diferentes que vão enfrentar a volta às aulas. Com muita música, cor e alto astral, o Gato irá mostrar a todos que estar na escola é fundamental e fará disso a melhor parte do dia. Inspirado no livro “The Cat in the Hat”, de Dr.Seuss, o espetáculo é um jogo musicado, destacando a responsabilidade infantil diante do mundo, sem nunca deixar a brincadeira de lado.

Panos e Lendas, com a Cia. Pic Nic
Quando: às quintas-feiras – 16, 23 e 30/1, às 15h
Sinopse: “Panos e Lendas” narra a criação do mundo falando do homem, sob o olhar de dois índios, as suas raízes, seus costumes, mostrando o ciclo da vida com ternura e simplicidade. Recheado de lendas brasileiras, como a Cana de Açúcar, de Helena Pereira; parlendas, como a do macaco e do grão de milho; e cantigas de roda e de ninar, como “Terezinha de Jesus”, “O Cravo brigou com a Rosa”, “Tutu Marambá” e outras, cantadas e tocadas ao vivo pelos atores. O espetáculo tem 20 anos de sucesso e já fez mais de 1400 apresentações! Uma Festa cantada e dançada para todo mundo ver!

“Pela Estrada Afora... com Chapeuzinho Vermelho”, com a Cia Gogô de Teatro
Quando: às sextas-feiras, 17, 24 e 31/1, às 15h
Sinopse: Chapeuzinho Vermelho é uma garota pré-adolescente que vive com sua
mãe em uma cidadezinha no interior. Certo dia, indo visitar sua avó e levando dinheiro para ela, encontra pelo caminho um caçador com “boa aparência”. Mal-intencionado, ele a convence a contar a sua história e pede para acompanhá-la. No caminho, Chapeuzinho encontra um lobo meio esquisitão que descobre os planos do caçador e tenta avisá-la sobre o perigo. O lobo salva Chapeuzinho e sua avó e ensina a criançada que não se deve julgar as pessoas pela aparência.

“Em Busca da Boneca Azul”, com a Cia. Lúdica
Quando: sábados – 18 e 25/1 e 1/2, às 15h
Sinopse: Tulipa e Tabefe são dois palhaços que recebem uma mensagem revelando o desaparecimento da boneca Azul, uma bailarina. Eles transformam-se em detetives para encontrá-la, porém são surpreendidos pelas armadilhas e magias de Líria, uma habilidosa feiticeira, e seu assistente, o desastrado Panklata, que vão criando obstáculos para que o mistério da Azul não seja desvendado.

Oficina: “Quem Quer Faz”, com Carlos Meceni e Renan Pessoa
Quando: 18 e 25/1 e 1/2, às 16h30
Descrição: Um jogo no qual os atores do espetáculo são o próprio público. As crianças são surpreendidas com a seguinte fala: “Vocês vieram assistir né? Engano, nós vamos assistir. Vocês é que vão fazer o espetáculo. A partir deste momento, os atores começam a fazer um boneco com folhas de jornal exemplificando ludicamente como os bonecos podem ser feitos. Logo após a demonstração, as crianças são divididas em grupos e os atores condutores começam a distribuir o material – jornal, fita crepe, cola, lã etc. – Tudo é conduzido para que ao final se formem lindos bonecos que ganham vida ao serem manipulados por cada um dos presentes. Os adultos presentes acabam envolvendo-se no jogo que ao final torna-se em pequenas dramatizações em que todos atuam, cada um com seu boneco. O objetivo da atividade é estabelecer um jogo dramático, no qual todos os presentes acabam se envolvendo numa experiência criativa, lúdica, libertária, organizacional de liderança e trabalho em grupo.
Inscrições: no local, por ordem de chegada.