24 de julho de 2018

Montanha-Russa

Foto: João Caldas Filho

O transtorno bipolar, caracterizado por mudanças radicais de humor – da depressão à mania -, é tema do documentário cênico "Montanha-Russa", de Marcelo Braga. Dirigido por José Eduardo Vendramini, o espetáculo estreia no dia 3 de agosto no Viga Espaço Cênico, onde fica em cartaz até 23 de setembro.

Com momentos realistas e outros mágicos, a história é narrada pelo filho de um homem com transtorno bipolar. Por meio de situações inspiradas em fatos verídicos, elementos ficcionais e uma pesquisa sobre o tema, a peça revela como a família lida com a doença do pai e o impacto sobre os relacionamentos entre os integrantes daquele núcleo.

O espetáculo tem vários planos, que são imbricados cenicamente - como o realista, o poético e o épico. Na representação da consciência, por exemplo, há as cenas do cotidiano da família, principalmente entre o Pai doente e a Mãe devastada pela doença do marido. Já nas referências ao subconsciente, existe a menção ao efeito quase indescritível da mania – estado de extrema euforia e agitação – e da depressão sobre a pessoa bipolar.

A direção parte do conceito do “jogo revelado”: os atores representam mimeticamente as cenas oferecidas pelo dramaturgo, mas a presença do Filho narrador traz o elemento metalinguístico da encenação dentro da encenação e da revelação dos procedimentos teatrais, sem perder a poesia do texto, porque tudo será incorporado e aproveitado, de modo que um plano não desvalorize o outro.

A cenografia parte dessa dualidade entre consciente e inconsciente. Uma cortina transparente separa a realidade da fantasia. O cenário é composto por cinco cadeiras e um apoio, onde ficam os objetos de cena e alguns adereços das personagens episódicas.

O Viga Espaço Cênico fica na Rua Capote Valente, 1323 - São Paulo. A temporada vai de 3 a 26 de agosto, às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos às 19h. De 1º a 23 de setembro, aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h.