16 de novembro de 2021

L.O.R.C.A.

Doto: André Guerreiro

L.O.R.C.A., dirigida por André Guerreiro Lopes, parte dos poemas do poeta andaluz Federico Garcia Lorca para criar uma peça-filme ao mesmo tempo urbana e mítica. Filmado nas ruas de São Paulo, a realidade da cidade invade e se entrecruza com a obra poética do poeta andaluz, reinventando os signos lorquianos em uma metrópole pandêmica e contraditória. O olhar do espectador é conduzido por uma artista andarilha itinerante, interpretada por Helena Ignez, que carrega sua caixa-traquitana-teatro pela cidade, convidando os transeuntes a entrarem no universo poético de Lorca.
 
O elenco de L.O.R.C.A. é composto por colaboradores do núcleo Estúdio Lusco-Fusco, como o diretor e ator André Guerreiro Lopes, as atrizes Helena Ignez, Djin Sganzerla, Michele Matalon, o bailarino e ator Samuel Kavalerski, além da participação especial do bailarino Rodrigo Castelo Branco e do grupo musical Embatucadores.

Na sinopse da obra teatral de Federico Garcia Lorca (1898-1936), conhecida mundialmente, é um marco do moderno teatro espanhol, encenada com as mais variadas estéticas e propostas cênicas por todo o planeta. Os poemas do autor, no entanto, considerados verdadeiras obras primas, são conhecidos sobretudo no meio literário, sendo raras as incursões teatrais neste universo. É exatamente este mergulho que o projeto propõe, dar forma teatral ao imaginário único dos poemas, em um espetáculo/filme de forte simbologia visual e sonora, tocando em temas não só universais como urgentes para a realidade brasileira, como vida-morte, amor, totalitarismo e esperança.

 L.O.R.C.A. estreia na noite de 25 de novembro de 2021 e será transmitida pelo canal do Estúdio Lusco-Fusco, no Youtube. As representações de quinta a domingo, às 20h00.