31 de março de 2021

1º FESTIN - Festival de Teatro Independente


Foto: Melissa Rahal

O Alvenaria Espaço Cultural promove o 1º FESTIN - Festival de Teatro Independente. A programação que vai de 1 a 7 de abril, conta com 8 espetáculos do Estado de São Paulo, 4 da capital e 4 do interior. O evento terá, ainda, duas mesas de conversa com artistas dos grupos participantes. Os bate-papos têm o objetivo de promover a troca de experiência sobre a nova forma do fazer teatral. Esta edição será totalmente online, com transmissões gratuitas pelo site festin.art.br.


De acordo com as idealizadoras do projeto, Bia Toledo e Tati Bueno, o FESTIN nasceu da necessidade de manter o teatro em pauta, mesmo com as salas de espetáculos fechadas, e de levar ao público produções da cena independente. "A realização do festival é mais uma ferramenta de resistência da arte", afirmam. 


Os espetáculos foram selecionados por meio de chamamento público, levando em conta a perspectiva de gênero. Por isso, foram privilegiando trabalhos com mulheres protagonistas, em cena, na dramaturgia, na direção ou na técnica. Além disso, a curadoria considerou projetos criados ou produzidos durante a pandemia, para que os espetáculos considerassem a hibridez palco-tela para a exibição. Houve também a valorização dos técnicos: todos os projetos selecionados contam com equipe técnica, uma forma de incentivar e manter o trabalho destes profissionais num momento de escassez de recursos para a categoria.