13 de dezembro de 2019

Noel Andrade

Foto: Flávio e Van Royo

No dia 15 de dezembro às 18h, o Sesc Belenzinho recebe o violeiro paulista Noel Andrade com participação do grupo de folk e bluegrass Mustache e os Apaches para show no Teatro da unidade. Sem limites nem amarras, mas sempre ancorado na tradição da cultura popular, o cantor, compositor e violeiro está construindo uma bela reputação como um dos grandes nomes da nova geração desse instrumento musical tão ligado à nossa música rural.

Com dois álbuns solo já lançados e parcerias com gente do alto calibre de Renato Teixeira, Dércio e Doroty Marques e o grupo carioca Blues Etílicos, este inquieto e criativo artista se apresenta em show que marca o lançamento do clipe de “No Seu Rastro”, primeira amostra do que será o terceiro álbum de Noel, programado para ser lançado em 2020 e totalmente autoral, fato inédito em sua carreira.

Durante a apresentação, o artista terá a seu lado uma banda composta por Felipe Câmara (violão, guitarra e banjo, do grupo Folk na Kombi), Adriano Grineberg (piano, músico de blues), Edu Malta (baixo) e Jota Erre (bateria). Ele se incumbirá de vocais e de três violas com afinações abertas, uma de suas preferências.

O repertório trará músicas de seus dois álbuns, Charrua (2012) e Canoeiro (2017), este último com releituras de canções do repertório do lendário violeiro Tião Carreiro e gravado em parceria com o consagrado grupo carioca Blues Etílicos. 
Também haverá quatro músicas do novo álbum. Na parte final do show, o quinteto Mustache e Os Apaches entrará em cena para tocar cinco músicas com Noel, entre elas No Seu Rastro, canção de pegada country com ecos de Johnny Cash e da música rural brasileira.

“O blues é muito mais próximo da nossa música rural do que eu imaginava em termos de estrutura musical, temática. Tem o mesmo DNA da terra, especialmente o do interior dos EUA; são músicas que lutam contra o preconceito, tem a matriz africana”, diz Noel.