27 de fevereiro de 2012

Academy Awards 2012



Na 84ª edição da cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood que contempla, ao todo, 24 categorias, teve as películas de O Artista e A Invenção de Hugo Cabret como os mais premiados da noite, sem muita surpresa, óbvio, dando empate. Mas, tendo como um grande blefe a premiação de Melhor Canção Original. Vamos ressaltar que O Artista ganhou os prêmios mais importantes da noite e, os prêmios técnicos foram para A Invenção de Hugo Cabret. Fazendo uma breve reflexão pergunto: em plena crise cinematográfica e com tantos meios multimídias que somos submetidos atualmente, porque os grandes vencedores da noite trataram de assuntos/ temas que resgataram o passado do cinema? Bem, elucubrações à parte... Nos próximos dias, comentarei alguns dos vencedores nos posts. A começar por O Artista, aguardem!
Voltando às categorias do Oscar, temos:
Melhor Filme
Uma bela homenagem ao cinema foi a premiação de O Artista com esta estatueta, e só assistindo para entender o porque. Ele simplesmente desbancou o mais indicado na categoria mais importante da premiação. Merecido!
Melhor Animação
Apesar da crítica e público caírem “matando” nesta película, concordo com a escolha da Academia para o prêmio de Rango como Melhor Animação. Dentre os indicados, não tenho dúvidas que ele estava vários passos à frente.

Melhor Diretor
Apesar dos concorrentes de peso, a ousadia do Michel Hazanavicius fez por onde merecer o prêmio de Melhor Diretor. Uma ousadia de fazer em pleno 2012 um filme quase mudo e em preto e branco em O Artista. Excelente!
Melhor Ator
Nesta categoria, eu tenho que confessar que, para mim, os papeis memoráveis foram os de Jean Dujardin, George Clooney e Brad Pitt. Mas apenas um levou: o francês Jean Dujardin em O Artista.

Melhor Atriz
Uma das categorias mais difíceis porque excelentes personagens foram construídos por veteranas e novatas. No pareo duro, estavam às assertivas interpretações de Glenn Close, Rooney Mara e Meryl Streep. E a estatueta foi para Meryl Streep em A Dama de Ferro que, digamos, é o que salva o filme, com toda certeza.
Melhor Ator Coadjuvante
Um excelente ator e, claro, reconhecidíssima e merecida à premiação para Christopher Plummer no filme Beginners.
Melhor Atriz Coadjuvante
Octavia Spencer de Histórias Cruzadas era a mais cotada para este Oscar. Também uma atuação merecida.
Melhor Roteiro Original
Apesar de gostar muito do roteiro de O Artista, foi perfeito a premiação da película para Meia-Noite em Paris. Como já tinha dito no post do filme, espero que Woody Allen viva por muitos anos para nos presentear com obras primas cada vez mais elaboradas e perfeitas. Preciso dizer mais?

Roteiro Adaptado
Apostei em 3 filmes: Os Descendentes, A Invenção de Hugo Cabret e O Homem que Mudou o Jogo. Tenho que confessar que se nenhum destes ganhasse uma injustiça seria feita. Então, Os Descendentes de Alexander Payne
foi um premio perfeito!
Melhor Trilha Sonora Original
Apesar do veterano de Oscar, John Williams, ter concorrido com duas trilhas sonoras As Aventura de Tintim, e, Cavalo de Guerra, sem sombra de dúvidas, a escolha pelo vencedor da noite foi perfeita. Assim, o vencedor foi
Ludovic Bource com a trilha de O Artista. Indubitavelmente uma trilha contagiante.
Melhor Canção Original
Não é porque sou brasileira, mas para quem entende um pouco de música sabe que a canção de Sergio Mendes e Carlinhos Brown é infinitamente melhor do que o vencedor da noite. Venceu a nostalgia da música sem novidade alguma com Man or Muppet, de
Os Muppets, música e letra de Bret McKenzie. Lamentável!

Melhor Maquiagem
Nenhuma surpresa para A Dama de Ferro. De fato, o trabalho chegou muito próximo a realidade. O filme termina com duas estatuetas. Tá bom demais!
Melhor Direção de Arte
A Invenção de Hugo Cabret foi bem merecida. Se não ganhasse Melhor Direção de Arte, iria achar estranho.
Melhor Fotografia
Já era esperado e, claro foi um dos mais cotados para o prêmio de fotografia, assim, venceu
Robert Richardson com A Invenção de Hugo Cabret. Nenhuma surpresa!

Melhor Figurino
O Artista foi o contemplado pela pesquisa bem feita. É lógico que A Invenção de Hugo Cabret teve o mesmo capricho, mas acho que foi merecido.
Melhor Documentário de Longa-Metragem
O Oscar foi para Undefeated! Apesar de muitos cinéfilos torcerem por Pina.
Melhor Documentário de Curta-Metragem
Pelas imagens chocantes do documentário americano-paquistanês dá para perceber a escolha de Saving Face para o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem.
Melhor Curta-Metragem de Animação
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore é uma homenagem para pessoas apaixonadas pela literatura e pelos livros. Merecido!
Melhor Curta-Metragem
Esta foi à terceira indicação do diretor que, somente agora venceu com o curta The Shore.
Melhor Edição de Som
Tecnicamente perfeito, o Oscar de Edição de som foi para A Invenção de Hugo Cabret.
Melhor Mixagem de Som
Também dentre todos os concorrentes, o mais perfeito em mixagem de som foi para A Invenção de Hugo Cabret.

Melhores Efeitos Visuais
A Invenção de Hugo Cabret ganhou e, tecnicamente, podemos dizer que está muito bem feita.
Melhor Edição
Os Homens que não Amavam as Mulheres foi o Oscar para Melhor Edição. Um filmaço, diria!
Melhor Filme em Língua Estrangeira
A película A Separação do Irã foi à vencedora da noite. Estava bastante cotada.