10 de maio de 2009

Toquinho & Friends

Cacau Brasil & Banda ofuscou a apresentação de Toquinho... Mas Toquinho é sempre maravilhoso, apesar da falha da produção...


Engraçado que quando saímos do Brasil temos boas oportunidade de conhecer cantores brasileiros que até então não se tinha ouvido falar. Ontem, fui inocentemente assistir o show de "Toquinho & Friends" no Parker Playhouse aqui em Miami. Obviamente que fui presenteada com o ingresso para assistir Toquinho e, não por acaso, tive oportunidade de escutar um som bem brasileiro e original: Cacau Brasil & Banda. No inicio pensei: "este cara tem sotaque, deve ser pernambucano", me enganei. Cacau, um estudioso da cultura popular brasileira, é mineiro de Viçosa, mas cursou arquitetura na Universidade Mackenzie em São Paulo. Suas canções lembram muito as canções genuinamente nordestinas. Ele abriu o show de Toquinho e de quebra celebrou a conquista do Press Award (uma premiação internacional para revelações da música brasileira aqui em Miami já em sua décima segunda edição). Influenciado pelos Luiz da Câmara Cascudo e Mário de Andrade, ele conseguiu fazer uma releitura da MPB bem gostosa, pra cima e original. Sua banda é composta por músicos de todo o Brasil e se você se interessou, saiba mais dessa moçada no http://www.cacaubrasil.net/.

Ah! e Toquinho (http://www.toquinho.com.br/), sempre genial!!! Sempre, mas desta vez a produção pecou. Uma pena que seu show foi curtíssimo. Mas ele ainda conseguiu contagiar um pouco a platéia com sua famosa composição (e também de Vinícius de Moraes) "Eu sei que vou te amar por toda a minha vida, eu vou te amar, a cada despedida, eu vou te amar. Desesperadamente. Eu sei que vou te amar...". Mas o show dele em si deixou a desejar, de fato esperava mais. Isso é que dá termos expectativas maiores para as sumidades da música brasileira. Ele simpatitíssimo, prometeu que vai viver até os 92 anos, uma vez que seus pais viveram entre 94 e 93 anos. E observou que "todo cantor brasileiro, deveria fazer referência a Dorival Caymmi (baiano, cantor, compositor, violinista falecido em 2008) nos seus shows". Foi uma noite gostosa, mas Toquinho poderia ter tocado bem mais, com certeza. Culpa da produção!