11 de abril de 2016

I SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas


De 13 a 17 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o I SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas com vários números musicais durante o dia. Um total de 15 apresentações de música popular e erudita. Cada apresentação, uma harpa diferente. Serão harpas clássica, tripla, paraguaia, céltica, santoor (indiana) e ngoni (africana), elétrica e miniharpa. Kora da África Ocidental e Lira Tartésica, instrumento ancestral da Ibéria antiga.


Entre os destaques internacionais estão a soprano e instrumentista escocesa Zoe Vandermeer com sua raríssima harpa tripla, interpretando Haendel e Bellini, entre outros. O espanhol Yerko Lorca estudou kora (harpa da África Ocidental) e Lira Tartésica, instrumento ancestral da Ibéria Antiga. No repertório interpretará clássicos africanos. A canadense Gianetta Baril (foto acima), que vem anualmente ao Rio de Janeiro para apresentações e ensino voluntário de harpa na Ação Social pela Música do Brasil, e toca em uma harpa clássica obras de Bach e de outros compositores. Dario Andino é argentino e mora no Brasil.


Nos shows do festival, Nando Araújo Trio (foto acima) estreia o projeto Celtic Brasil, um desdobramento do projeto Pelas Trilhas dos Celtas que une arte e reflexão filosófica, porém em um novo formato, utilizando Viola Caipira e Rabeca. Por meio destes instrumentos que são amplamente utilizados nas manifestações folclóricas do Brasil, Nando, com esta sonoridade, busca um diálogo estético-musical com as músicas tradicionais dos países que incorporam as nações pan-celticas (como a Irlanda e a Escócia). Este encontro entre a harpa céltica e os instrumentos típicos do nosso folclore promove uma ambiência sonora peculiar. Com esta mesma proposta estética o repertório do show é composto de Beatles e músicas autorais do artista.


 A Burning Symphony traz harpas céltica e elétrica, violoncelo e bateria. No repertório muito rock, heavy metal, power metal e metal sinfônico. O Duo Dario Andino na harpa paraguaia e Cinthia Almeida (foto acima) na voz e banda com violão de aço e nylon, flautas e percussão interpretam música popular brasileira e latino-americanas com canções de Nando Reis, Paulinho da Viola, Beto Guedes, Jorge Vercillo, Marcos Valle, entre outros.


Outro destaque será a apresentação Som da Luz com o grupo NadaBhaktas (Prem Ramam, Gui Cavalcanti e Sita Beatriz, todos na foto acima) que realizará um concerto meditativo com orações musicais em fusão devocional, mantras, preces e improvisações. O grupo toca em santoor (harpa indiana), ngoni (africana), miniharpa e violino. Os eventos acontecem no átrio com entrada franca. Anotem e prestigiem!