15 de janeiro de 2016

Papete


O cantor, compositor e percussionista brasileiro Papete é parte viva de nossa história musical. Renomado e reconhecido internacionalmente, obteve notoriedade internacional por sua técnica no berimbau. A partir de 1990, passou a apresentar-se pelo Brasil com uma banda própria, interpretando músicas do Maranhão. Aliás, nunca nega suas origens, para ele "o São João é uma parceria com a minha parte espiritual. É um compromisso religioso com a minha infância, de resgate do meu passado, e um encontro com tudo aquilo que eu acredito. Eu amo a cultura maranhense." Na sua criação, Papete é puro brasileirismo em cada nota e som que pronuncia. Uma riqueza singular e ao mesmo tempo uma pluralidade sonora. Com os arranjos melódicos de cordas e sopros, a percussão extraordinária do Papete, e um profundo mergulho na sonoridade das manifestações culturais do Maranhão. Puro nordeste! Confira um pouco de sua obra. Aqui o álbum Bandeira de Aço.