25 de fevereiro de 2013

The 85th Academy Awards

Em sua octogésima quinta edição The Academy Awards foi equilibradíssima e Argo foi considerado o melhor filme. As principais categorias indicadas, temos melhor diretor Ang Lee. Melhor ator foi Daniel Day-Lewis para Lincoln. Melhor atriz foi Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida. O roteiro original ficou com Quentin Tarantino para Django Livre. Roteiro adaptado foi para Chris Terrio para Argo. Amor é premiado pela sua delicadeza como melhor filme estrangeiro. E uma raridade no empate da categoria de edição de som. Vejam os ganhadores das principais categorias:
Filme
Argo era mais que esperado, digamos não foi surpresa.
Diretor
Adorei que Ang Lee ganhou o Oscar de melhor diretor para As Aventuras de Pi. Não foi uma surpresa, o trabalho foi bem feito.
Ator
Daniel Day-Lewis levou a estatueta para Lincoln. Não me surpreendeu, pois ele está realmente maravilhoso no papel. Surpreenderia-me se algum outro levasse. Excelente escolha apesar de o filme, como um todo, não ser lá isso tudo.
Atriz
Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida levou o Oscar na categoria. Uma atriz em ascensão que tem feito um bom trabalho e, realmente, teve uma bela atuação nesse filme, mas não foi a sua melhor atuação. Mas, tenho que confessar que também estava na torcida por Emmanuelle Riva (Amor), bem como fiquei apaixonada por Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora).
Ator coadjuvante
Christoph Waltz em Django Livre foi o vencedor dessa categoria e muito merecido, aliás, particularmente, era a minha torcida. Contudo, não posso deixar de dizer que Tommy Lee Jones (Lincoln) e Robert De Niro (O Lado Bom da Vida) estavam também muito bons em suas interpretações.
Atriz coadjuvante
Era esperada que Anne Hathaway em Os Miseráveis ganhasse o Oscar. Se foi justo ou não, há controvérsias. Particularmente gosto muito da atuação de Sally Field em Lincoln.
Filme estrangeiro
Surpresa seria se Amor não ganhasse a categoria de melhor filme estrangeiro. É um filme belíssimo daqueles para se guardar na vida eterna. Mais que merecido!
Roteiro original
Quentin Tarantino levou para Django Livre o Oscar de melhor roteiro original. Justo! É um roteiro divertido e critico ao mesmo tempo.

Roteiro adaptado

Chris Terrio levou o melhor roteiro adaptado para Argo. Merecido! Contudo, nota minha, Lucy Alibar e Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora) e David O. Russell (O Lado Bom da Vida) não ficam atrás, seus roteiros foram primorosos.
Animação
Valente é o grande e merecido vencedor dessa categoria com sua ruivinha mais famosa. Boa escolha!
Fotografia
As Aventuras de Pi ganha a categoria com muito louvor.

Demais estatuetas:
Curta-metragem de animação
Paperman.
Documentário em longa-metragem
Searching for a Sugar Man.
Documentário em curta-metragem
Inocente.
Edição
Argo.
Trilha sonora original
Mychael Danna para As Aventuras de Pi.
Canção original
Skyfall, de 007 - Operação Skyfall – Adele (música e letra).
 Efeitos visuais
As Aventuras de Pi.
Edição de som
A Hora Mais Escura e 007 – Operação Skyfall.

Mixagem de som
Os Miseráveis.
Melhor curta-metragem
Curfew.

Figurino
Anna Karenina.
Design de produção
Lincoln.
Maquiagem e cabelo
Os Miseráveis.