2 de março de 2021

Piratas de Galochas

 

Foto: Divulgação

O Coletivo de Galochas dá início ao seu novo espetáculo ocupando as mídias sociais. Partindo da peça infanto-juvenil Piratas de Galochas, uma nova história será contada através das postagens dos personagens nos seus perfis do TikTok, mídia social que servirá como principal ambiente virtual do projeto. 

Essa narrativa transmidiática começa com os Piratas de Galochas isolados cada qual na sua ilha deserta, buscando formas de sobreviver à pandemia. Tudo muda quando a Marinha Inglesa inicia o Plano de Remoção de Bucaneiros Miseráveis. Isso obriga a tripulação a se unir novamente e lutar, mesmo à distância, enfrentando a truculência da Coroa Inglesa.

O projeto se desenvolve através de um Jogo Narrativo improvisado. Cada ator ou atriz envolvido no espetáculo criou uma conta no TikTok para sua personagem, totalizando 6 perfis virtuais fictícios. A cada semana, o dramaturgo do projeto revela uma Carta Dramatúrgica, com as provocações narrativas gerais que cada personagem deve produzir.

Partindo dessas Cartas Dramatúrgicas, cada ator(atriz)/personagem deve criar e postar pelo menos 3 minutos de conteúdo por semana em vídeos do TikTok. Essa rede social se estabelece por vídeos curtos de humor com edição rápida e filtros de todos os tipos. Os vídeos do TikTok têm duração entre 15 segundos a 1 minuto. Às vezes até menos. 

No final de cada semana toda essa produção audiovisual do elenco no TikTok é editada e finalizada em um episódio de 12 a 15 minutos. Essa edição será realizada pelo Editor/Jogador, que tem um dia de trabalho para montar o episódio da semana. Com o episódio montado, o vídeo é enviado para Atriz/Tradutora de Libras/Jogadora, que, com figurino de pirata, faz a transcrição em libras do vídeo, partindo de um jogo de improviso teatral com o material. 

A transcrição em libras é acrescida ao episódio, que vai ao ar todo domingo às 16h, no canal de YouTube do Coletivo de Galochas. Semana a semana, ao longo de 8 episódios, essa grande narrativa será contada. 

Mantendo a dinâmica essencial do espetáculo Piratas de Galochas original, o projeto Piratas de Galochas, ilhados em isolamento social busca um intercâmbio entre a pirataria clássica e as questões políticas e sociais contemporâneas, refletindo através do humor e do universo bucaneiro as questões urgentes do nosso tempo.