30 de março de 2021

[...] metade é verdade – Ruth Escobar

 

Foto: Divulgação

As Edições Sesc SP anunciam a publicação do livro “[...] metade é verdade – Ruth Escobar”, uma biografia da atriz escrita pelo jornalista e pesquisador Alvaro Machado. O lançamento oficial da obra ocorrerá em 31 de março, às 19h, por meio de evento on-line com transmissão organizada no youtube do Sesc Consolação que terá  um bate-papo entre o autor e o dramaturgo, escritor e professor  Sérgio de Carvalho.

 

A incluir farto e muitas vezes inédito material iconográfico, a biografia“[...] metade é verdade – Ruth Escobar” faz justiça a uma das mais ativas e polêmicas figuras não apenas do teatro brasileiro e internacional a partir dos anos 1960.


A luso-brasileira Ruth Escobar (1935-2017) iniciou sua trajetória no Brasil em 1953 como repórter, editora de revista e ativista cultural, para passar a atriz e produtora teatral a partir de 1959. Também foi a criadora de oito grandes festivais internacionais de artes cênicas de 1974 a 1999, deputada estadual em duas legislaturas (1983-1990) e presidente do federal Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM, 1985).

 

O título do livro se refere a uma afirmação que a própria biografada costumava dirigir, nos anos 1980, aos novos colaboradores de suas diversas atividades. Ciente das fantasias e dos mitos multiplicados a seu respeito, ela prevenia: “Sabe todas aquelas histórias que você já ouviu sobre mim? Pois!, metade é verdade”. 


Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria