8 de dezembro de 2021

Tão Somente Meninos

 

Foto: Arô Ribeiro

Com uma proposta que busca refletir questões da sociedade brasileira,  o Teatro da Conspiração apresenta seu novo espetáculo: Tão Somente Meninos. As apresentações acontecem de forma online e gratuita até o dia 11 de dezembro. Sempre 20h. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla. A montagem faz uma reflexão sobre uma história tenebrosa do Brasil envolvendo a trajetória real de 50 meninos órfãos e o uso de trabalhos forçados em fazendas de membros da Ação Integralista Brasileira. A dramaturgia é de Solange Dias e a direção é de Cássio Castelan. No elenco, estão Alessandra Moreira, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Márcio Ribeiro.


A trama traz um encontro de 50 “meninos velhos” em volta de um poço, onde história, desejos, medos e sonhos dessas vidas são colocados à tona. Para a criação da dramaturgia, o coletivo se inspirou na tese de doutorado Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-45)”, defendida em 2011 pelo professor e historiador Sidney Aguilar Filho na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, baseada na investigação de farta documentação e entrevistas com pessoas que tiveram envolvimento direto ou indireto com o episódio dos meninos, inclusive três sobreviventes, que na época da pesquisa, estavam beirando os 90 anos de idade.


“Os meninos simplesmente não tinham nome, eram chamados por números e sofreram um processo de desumanização. No espetáculo criamos um encontro ficcional e mágico entre eles e fizemos questão de resgatar seus nomes: Miro, Zequinha, Zico e Olímpio representam a vida dos 50 órfãos, trazendo uma reflexão sobre suas dores, permeando momentos poéticos e lúdicos.”, conta Solange Dias.