1 de dezembro de 2020

Aliança Francesa debate aspectos sociais e culturais na alimentação

 

Foto: Divulgação

Buscando promover a língua e cultura francófonas nos mais diversos aspectos e cruzar visões franco-brasileiras, a Aliança Francesa, junto com a Verakis, propõe no próximo dia 1º de dezembro às 13h o debate "A Alimentação no Brasil e na França: Aspectos Sociais e Culturais", com Ligia Amparo (UFBA-Brasil) e Jean Pierre Poulain (França), e mediação de Juliana Grazini (Verakis-França). A transmissão será feita pelo Zoom, com tradução para o português e Libras.

A discussão gira em torno das perguntas o que comemos, como comemos, porque comemos, quando comemos, onde comemos e como essas respostas estão permeadas pela nossa cultura, entorno social, sociedade e política à que somos submetidos desde a nossa concepção.

A definição do que é uma refeição, os alimentos que a compõem, a estrutura alimentar (número de vezes, horários, etc.), as modalidades (local, contexto de ingestão alimentar, etc.), mas também as formas de comer variam enormemente de uma cultura para outra e entre grupos sociais dentro da mesma cultura.


A transmissão será gratuita, assim como os ingressos que devem ser resgatados pelo sympla (300 lugares disponíveis): https://www.sympla.com.br/teatroaliancafrancesaonline.